Tire suas dúvidas

É o portal de integração dos registradores imobiliários brasileiros. Possibilita o acesso direto às centrais eletrônicas estaduais de serviços eletrônicos compartilhados, criadas para viabilizar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). As centrais estaduais em funcionamento no país atendem ao disposto no Provimento nº 47/2015 (link), do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece diretrizes gerais para o SREI.
O RegistradoresBR é gerenciado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB, entidade sem fins lucrativos, que representa institucionalmente os mais de 3400 registradores imobiliários em atividade no país. Fundado em 1974, o IRIB ( www.irib.org.br) é também a “academia” do Direito Registral Imobiliário brasileiro, editando as principais publicações do segmento, promovendo eventos de capacitação e dando suporte diário aos registradores imobiliários. O desenvolvimento do portal se deu por meio da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados do Registro de Imóveis, órgão vinculado ao IRIB e criado mediante convênio firmado entre o Instituto e 14 entidades representativas de notários e registradores.
Para acessar os serviços das centrais estaduais do registro eletrônico de imóveis, basta clicar no estado escolhido, que você terá acesso ao site da central. Também é possível digitando o serviço que você precisa ou procura, na home page do portal. É importante lembrar que é preciso estar previamente cadastrado em tais sites para utilizar os serviços on-line oferecidos. Em algumas centrais é possível o acesso por meio de certificado digital. Nos estados, as centrais são regulamentadas por provimentos expedidos pelas Corregedorias-Gerais de Justiça locais. Por esse motivo, cada central tem as suas particularidades, podendo ocorrer oferta diferenciada de serviços. No entanto, as centrais em funcionamento têm um mix similar de serviços, pois atendem às mesmas diretrizes gerais, contidas no Provimento CNJ nº 47/2015.
Em cada estado, a central do registro eletrônico de imóveis é gerenciada por entidade competente (associação ou Colégio Registral), autorizada pelo provimento expedido pela Corregedoria-Geral de Justiça local. As primeiras centrais de serviços eletrônicos compartilhados, regulamentadas por atos das respectivas Corregedorias, surgiram nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e no Distrito Federal.
Matricula on-line - É a visualização eletrônica da matrícula imobiliária que garante ao usuário facilidade, rapidez e o melhor custo benefício para a pesquisa de dados de um imóvel e de seus proprietários, quando não há necessidade de apresentação da certidão.

Pesquisa de bens - É a busca por CPF ou CNPJ para detectar bens imóveis e outros direitos reais registrados do pesquisado, em uma base compartilhada pelos cartórios de Registro de Imóveis.

Certidão on-line - É a modalidade de certidão de matrícula do imóvel – Livro 2 ou do registro auxiliar – Livro 3 (pacto antenupcial, cédula de crédito rural, convenção de condomínio, etc.) expedida em formato eletrônico. Agiliza o trâmite na documentação imobiliária evitando o deslocamento do usuário até o cartório de Registro de Imóveis. Ela terá a mesma validade jurídica de uma certidão tradicional em papel e faz prova em juízo ou fora dele, podendo ser utilizada para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário, documentos públicos e particulares em geral.

E-protocolo - É a remessa aos Registros de Imóveis de arquivos eletrônicos de traslados e de certidões de escrituras públicas e de instrumentos particulares com força de escritura pública para registro/averbação para exame e cálculo ou averbação de cancelamento de hipoteca / Alienação Fiduciária.

Todo e qualquer cidadão que necessite dos serviços eletrônicos dos cartórios de Registro de Imóveis, bastando apenas estar cadastrado nas centrais estaduais. As centrais também são consultadas por órgãos da administração pública e do Poder Executivo, instituições do mercado financeiro e imobiliário, entre outras.
As modalidades de pagamento também diferem de acordo com cada central, pois possuem gestões autônomas. Portanto, a tabela de emolumentos dos serviços on-line apresentam valores diferenciados, autorizados pelas respectivas Corregedorias.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito/débito e também por meio da compra prévia de créditos na central.

Outra dúvida?    Preencha o formulário abaixo

Matricula On-Line

A visualização eletrônica da matrícula imobiliária é a forma mais fácil, rápida e garante...

Saiba mais
Pesquisa de Bens

Esta ferramenta viabiliza a pesquisa nas bases de dados de todos os Registros...

Saiba mais
Certidão On-line

É a modalidade de certidão expedida no formato eletrônico (PDF/A)...

Saiba mais
E-Protocolo

Este serviço permite a remessa aos Registros de Imóveis de arquivos eletrônicos...

Saiba mais
SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS CENTRAIS DE REGISTRADORES DE IMÓVEIS

As centrais estaduais do registro eletrônico oferecem vários serviços que resultam em agilidade, menor custo e segurança, beneficiando os usuários dos serviços registrais.